terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Pequenino Grão de Areia.

"Um pequenino grão de areia,
Era um eterno sonhador,
Olhando o céu viu uma estrela,
Imaginou coisas de amor.

Passaram anos...longos anos,
Ela no céu e ele no mar,
Dizem que nunca o pobrezinho,
Pode com ela encontrar.

Se houve ou se não houve,
Alguma coisa entre eles dois,
Ninguém pode até hoje afirmar.

Ocerto é que depois...muito depois,
Apareceu a ESTRELA DO MAR !!!!"


Vocês já ouviram falar na história do pequenino grão de areia (ou " a lenda da estrala do mar")? Pois bem, é uma linda história de amor, de sonhos que a gente sonha o tempo todo (até mesmo acordado), de determinação e dedicação, de amizade e companheirismo, dessas que a avó conta prá fazer criança dormir mais feliz!
É por tudo isso e mais um pouco que essa foi a estória escolhida pela Cia. Auê! para dar início a seu trabalho.
Utilizando-se da contação de estórias, elementos cênicos e sonoros, indumentária e o que mais encontrarmos pelo caminho, vamos saltar da tela do computador para esse mundo de gente de verdade!

O Primeiro Passo.
A lenda da Estrela do Mar.

Um pequeno grão de areia sonhador (pois bem sabemos que nesse mundão de areia tem grãosinho de todo jeito, grão alegre, tristonho, tagarela, timido, zangado, hipocondríaco, e o nosso grão sonhador!), certa vez, resolveu olhar para o céu... olhou, olhou.. e foi se apaixonar por uma estrela bem brilhante que habitava aquele chão azul escuro que a gente chama de noite!
Foi paixão a primeira vista! Daquelas paixões que fazem o mundo parar... prá deixar a gente com cara de bobo... e o coração saltidando prá fora do peito!
Mas como pode um grãosinho de areia, tão pequenino em tamanho (embora imenso em seus sonhos), se apaixonar por uma estrela, tão tão distante?
Ora, ora vejam lá... que quem acredita no impossível é porque não sabe imaginar!
Pois nosso grão enfrentou sol e tempestade, pegou carona em calda de cometa, escalou o arco-íris, subiu em castelo de areia, trocou sonhos por idéias e muitas coisas mais!
Até hoje, ninguém sabe bem ao certo, se os dois se encontraram... mas quem tava lá jurou, de pé junto e sem figuinha!... que a estrela do grãosinho viu tudo isso e se encantou... como se fosse estrela cadente, lá pro mar ela se jogou... e o grãosinho sonhador nunca mais foi visto... e que pouco depois do sumisso e da queda da estrelinha.... entre a agua e a areia... surgiu a estrela do mar!
Foi assim que minha mãe me contou... e foi assim que a minha avó contou prá ela... e deve ter sido desse jeitinho também que minha avó ouviu contar!
Passo a história adiante para quem mais quiser saber... e que você conte ao amigo, que vai contar para o vizinho, que certamente irá contar para o irmã, que um dia conta pro filho, que contará para a prima, que logo vai espalhar para a colega... que nunca irá deixar a estória do grão morrer!


Após escolhida a estória, a sua temática e de que pontos tratar, a gente tem que escolher de que jeito é que a gente vai contar!
Tem que tem um cenário bonito... assim, bem colorido, desses de encantar! Vai ter também uma música bacana, que é prá gente poder cantar! Não pode faltar estripulia, brincadeira e fantasia. E depois da estória escolhida, da baunça arrumada, depois de contar a estória, a gente tem que conversar! Para falar do sentiu, do que gostou ou nem muito assim, dos sonhos que a gente também tem... e de tudo o mais que a gente quiser!

E tudo está sendo preparado, o pano velho vai virar mar, alumínio vai ser estrela, lapis de cor, arco íris, feijão cru virou areia.. e mais o que pelo caminho a gente encontrar. Tudo vai virar cenário, personagem, figurino! Alguém bacana vai fotografar... e a gente vai contar tudinho por aqui!

Texto na ponta da língua, só um pouco, prá poder improvisar! Elementos preparados, só faltando organizar. E logo mais tem novidades, é só não deixar de acompanhar!



Cia. Auê!

Um comentário:

  1. meu nome é amanda sou de arraial do cabo minha apresentação de ballet vai ser essa historia eu vou ser uma das estrelas do céu e eu acho essa historia muito legal

    ResponderExcluir